terça-feira, 24 de abril de 2007

AGROCOBUSTÍVEL

O AGROCOMBUSTÍVEL




Todos sabemos como se desenvolve a agricultura no Brasil. país sem leis ou com leis ambientais sempre desrespeitadas, que apenas tem beneficiado os latifundiário e os ssangue-sugas do agronegócio. Tanto a cana de açucar como a SOJA são culturas feitas em áreas totalmente desmatadas, inclusive com o aterramento e destruição das nascentes. Isto é o óbvio e assim continuará independentemente do capital multinacional e completo assentimento dos responsáveis pela defesa do meio ambiente.
Sabe-se que o agrodiesel e o alcool são as energias RENOVÁVEIS do presente e principalmente do futuro, não poluentes e quem dominar sua tecnologia, como já disse Rokefeler no século XIX sobre o petróleo - dominará o mundo. Não pregamos a dominação mundial mas simplesmente o direito e oportunidade de um lugar entre as grandes potências terrestres. Se temos a terra, o sol, a tecnologia, trabalhadores capacitados, o capital (Petrobrás com 27 bilhões de lucro líquido em 2006), porque e a título de que o atual governante vai dar de mão beijada sociedade para o capital especulativo estrangeiro, uma parceria de que absolutamente não necessitamos? A assessoria do presidente não sabe que isto é um crime de lesa pátria tão ou maior que a privatização-doação da Vale do Rio Doce?.
Esta "infeliz" parceria fere desastrosamente os interesses econômicos brasileiros. Se podemos ser soberanos, porque disto abdicar? Já não bastam as PPP, as licitações dos poços petrolíferos, Henrique Meireles no Banco Central, Hélio Costa no ministério das comunicações, etc.etc?
A vinda do fascínora Bush, que com todos os defeitos entretanto é ardoroso defensor dos interesses capitalistas estadounidense, não visa outra coisa senão apropriar-se do agrocombustível que junto a outros produtos é a energia do futuro.
Já está na hora de abandonarmos a condição de meros fornecedores de matéria prima por séculos e séculos como bem cita Eduardo Galeano em seu livro Veias Abertas da América Latina.
Blasco Miranda de Ourofino

Nenhum comentário: