quarta-feira, 31 de março de 2010

Solidariedade cubana

Ucrânia homenageia Fidel e Raúl pela ajuda médica às vítimas de Chernobil

O presidente da Ucrânia, Viktor Yanukovich, condecorou o líder cubano Fidel Castro e o presidente do país Raúl Castro, pela apoio oferecido às vítimas do acidente nuclear de Chernobil.
A homenagem ao governo cubano acontece no momento em realiza-se em Havana a “Conferência Internacional 20 anos do programa médico cubano crianças de Chernobil”. Há 20 anos, no dia 29 de março de 1990, chegavam a Cuba a primeira turma de 139 crianças, recebidas naquela ocasião pelo presidente Fidel.
De acordo com um comunicado de imprensa, Yanukovich condecorou Fidel Castro com a Ordem “Ao Mérito” em primeiro grau e a Raúl com a Ordem de “Yaroslav, o Sábio”, também em primeiro grau, por sua importante contribuição para o restabelecimento da saúde das Crianças de Chernobil. O ministro da Saúde cubano, José Ramón Balaguer, também foi homenageado.
Yanukovich expressou a profunda gratidão às autoridades cubanas pelo “enorme apoio à Ucrânia para a superação das consequências do desastre nuclear”.“Graças à ajuda médica oferecida por Cuba, resultado da decisão política do líder da Revolução. Fidel Castro, as crianças ucranianas contam com um futuro e uma vida sã”, afirmou Leonid Kuchma, enviado especial da Ucrânia, ao celebrar de 20 anos do programa cubano de atenção a crianças afetadas pela explosão da central nuclear de Chernobil, ocorrida em 26 de abril de 1986.
“Quando muitos países ricos demonstraram pesar, a nação caribenha manifestou sua solidariedade, ajudando a curar e salvar milhares de crianças e jovens ucranianos”, ressaltou Kuchma.
Quase 23 mil crianças ucranianas receberam cuidados médicos no centro de reabilitação cubano de Tarará para tratarem das sequelas do pior acidente nuclear da história, ocorrido em 1986, na usina nuclear de Chernobil, lembra o comunicado.

Nenhum comentário: